Inspiração: como iluminar uma piscina

Inspiração: como iluminar uma piscina

01/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Como iluminar uma Piscina:

A função mais essencial de qualquer tipo de iluminação é, claro, proporcionar segurança e visibilidade ao ambiente em questão. Para piscinas não é diferente: uma iluminação bem feita garante a utilização segura da piscina até nas horas mais escuras. Porém, a segurança não é a única função procurada na iluminação de piscinas. A estética vem logo em seguida!

Uma piscina bonita, com formato diferenciado e acabamento perfeito de nada vale à noite se não é possível enxergá-la. A iluminação completa o projeto de qualquer piscina, tornando-a visível e ainda mais bonita.

Mas não se trata só de instalar algumas luzes ao redor da piscina. Aqui você verá algumas formas de como iluminar uma piscina com estilo e sem deixar a segurança de lado.

Escolha o tipo de iluminação certa

As formas mais comuns de como iluminar uma piscina são as lâmpadas tradicionais (lâmpadas adaptadas em um nicho para que possam ser submersas), a iluminação de fibra ótica (bem versátil e moderna) e as lâmpadas de led.

Banner Iluminação para piscina 3

As lâmpadas de led são as mais utilizadas devido seu excelente custo-benefício, qualidade e durabilidade. Há diversas opções de leds para piscina no mercado, sendo monocromáticas ou multicoloridas, e podem ser adaptáveis para piscinas de alvenaria, vinil ou fibra.

como iluminar uma piscina

Ao pensar em como iluminar uma piscina, deve-se considerar desde o início do projeto o que você quer para então definir o tipo de iluminação que será utilizada. Se a piscina demanda uma simples iluminação branca, as lâmpadas tradicionais são suficientes – embora tenham uma vida útil menor que as outras. Para iluminações mais ousadas e diferentes como em cascatas ou escadas, a fibra ótica é uma opção. O led é mais versátil e pode ser aplicado em diversas situações, desde as iluminações mais neutras às divertidas e cheias de cores.

Adeque ao tamanho, formato e cor da piscina

A iluminação de uma piscina deve ser adequada à cor do revestimento interno e ao tamanho do tanque para que não haja pontos escuros ou mal iluminados. No projeto, calcule a área de iluminação de cada lâmpada para fazer a cobertura total da piscina.

No caso da iluminação colorida, as cores são um ponto importante a se considerar. Tons frios como azul e verde tendem a passar a sensação de frescor, enquanto luzes amarelas e vermelhas são mais quentes e passam a impressão de calor no local.

Em relação ao local de instalação, em piscinas arredondadas prefira colocar luzes nas curvas. Em piscinas quadradas, cantos e quinas são ideais para criar contrastes de luz e sombra. E, lembrando da segurança, não deixe de iluminar as áreas de risco da piscina, como escadas e degraus.


Visite o site da Global-Tech Brasil, encontre estes e muitos outros equipamentos para piscina e adquira agora mesmo o kit led para piscina ideal para a sua!