Como identificar e remover manchas da piscina?

Como identificar e remover manchas da piscina?

05/08/2019 0 Por globaltechbrasil

As manchas da piscina são um dos detrimentos mais irritantes para o investimento que um proprietário de piscina pode suportar. Para resolver esse problema, a fonte da mancha deve ser identificada e a solução apropriada deve ser apresentada o mais rápido possível.

As manchas da piscina geralmente se enquadram em duas categorias:

– Metal ou ferrugem: Metais podem ser acidentalmente introduzidos em poços de água de poço ou corrosão de tubos de cobre.

– Orgânico: As folhas, as frutas, os grãos e outros detritos orgânicos também podem deixar manchas se deixadas na superfície da piscina.

A melhor maneira de distinguir o metal das manchas orgânicas é pela cor. Combinações de cores diferentes fornecem bons indicadores de exatamente qual substância está causando uma determinada mancha da piscina:

Aprenda a identificar as manchas da piscina

Aprenda a identificar as manchas da piscina

Manchas verdes e marrons

Estas manchas são provavelmente manchas orgânicas causadas por folhas ou outras matérias vegetais.

 

Manchas vermelhas e azuis

Estas manchas são mais do que prováveis ​​de frutas ou grãos coloridas; verifique a área ao redor da piscina.

Manchas azuis, verdes e pretas

Quando uma mancha é uma mistura de azul escuro, verde e preto, e não há evidência de matéria orgânica, é provável que tenha sido causada por cobre.

Manchas Verdes, Marrons e Vermelhas

Essa combinação indica ferro como o culpado.

Manchas marrons, pretas e roxas

Esta combinação de cores escuras é causada pelo manganês.

Uma vez que você tenha uma boa ideia da causa de uma mancha, é hora de testar a teoria e confirmar a origem do problema. Se houver suspeita de uma mancha orgânica, tente aplicar uma pequena quantidade de cloro diretamente para ele. Uma mancha orgânica sairá facilmente.

As manchas de metal, por outro lado, reagem melhor ao ácido ascórbico, que é a vitamina C, mais encontrada nas frutas cítricas. O melhor método é aplicar um pouco de pó de ácido ascórbico na mancha, e veja se é removida.

Banner Limpeza de Piscina 2

Para manchas de piscinas orgânicas

Manchas da piscina causadas de forma orgânicas são melhor tratadas por super cloração da água e, em seguida, escovação. Primeiro, teste a água para garantir o equilíbrio do pH e alcalinidade – O pH deve estar entre 7,4 e 7,6, enquanto a alcalinidade deve estar entre 100 e 150 ppm (partes por milhão). Você pode usar tiras de teste para testar a água.

Para manchas múltiplas ou grandes, deve ser adicionado o triplo da quantidade usual de cloro, para realizar um tratamento de choque. Lembre-se sempre de realizar esse procedimento ao anoitecer ou à noite, para obter melhores resultados.

No dia seguinte, escove bem todas as manchas deixe a piscina circular por pelo menos oito horas. Continue a escovar as manchas intermitentemente e mantenha o nível de cloro alto até que as manchas finalmente desapareçam.

Para manchas de piscina de metal

Manchas da piscina provocadas por metal podem ser um pouco mais difíceis de se livrar, mas não são impossíveis. O primeiro passo é levar uma amostra de água ao seu revendedor local de cuidados com a piscina para determinar exatamente quais tipos e níveis de metais estão atingindo sua piscina.

Depois disso, você pode usar um removedor de manchas de metal para tratar as manchas no seu forro. Use o removedor de acordo com as instruções do fabricante, escovando a mancha para ajudar o processo.

Prevenção Futura

Evitar as manchas da piscina é tão fácil e importante quanto qualquer outra faceta da manutenção da piscina. Para evitar a formação de manchas orgânicas, certifique-se de manter o nível correto de desinfetante (ou seja, cloro) na piscina o tempo todo.

Certifique-se de que o pH e a alcalinidade estejam equilibrados, nosso estojo de teste de pH e Cloro será seu aliado nessa etapa, para manter o cloro funcionando corretamente. Mantenha sua piscina limpa regularmente (manualmente ou com um limpador de piscina automático).

A melhor medida preventiva contra manchas metálicas é testar a água regularmente quanto à presença de metais, e resolvê-la antes que as manchas se formem. Se a sua piscina é propensa a contaminação por metal devido à água do poço ou a outros fatores, certifique-se de usar um metal sequestrante para impedir que os metais se liguem às superfícies da piscina.

No caso de um problema de cobre, vale a pena notar que o baixo pH também pode causar uma recorrência de manchas. O pH baixo indica água ácida, que corrói o cobre e o introduz na sua piscina. Ajuste os níveis de pH de acordo.

Veja também mais matérias para ajudar a manter sua piscina limpa:

Como tratar piscina com produtos químicos

Saiba mais sobre o robô de limpeza de piscina

Como limpar a borda da piscina

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: