Como funciona o aquecedor solar para piscina?

Como funciona o aquecedor solar para piscina?

21/01/2019 0 Por globaltechbrasil

Ter uma piscina em casa é uma super vantagem no verão, não é mesmo? Principalmente em um país tropical como o Brasil, onde essa época do ano é extremamente calor. Mas, se você acha que o investimento do lazer fica somente em épocas quentes, você se enganou.

Para isso, existe o aquecimento solar para piscina, uma solução inteligente que, além de propiciar eficiência em todas as estações do ano, contribui para regiões ou posições de piscinas que sofrem com a baixa temperatura.

Pensando nisso, listamos detalhes do funcionamento e benefícios que comprovam que o aquecedor solar para piscinas é um bom negócio.

O aquecedor solar para piscina e o aquecedor convencional são iguais?

Não. Ainda que o sistema de aquecimento convencional seja parecido com o aquecimento solar, a diferença básica entre eles está no reservatório. Enquanto o aquecedor convencional utiliza um reservatório específico, também conhecido como “boiler”, que armazena a água aquecida pelas placas do aquecedor, o aquecedor solar para piscinas, utiliza a própria piscina como reservatório.

Como funciona o sistema de aquecimento solar para piscina?

Esse sistema é composto por placas e mangueiras que trabalham na circulação da água, um painel de comando, a bomba d’água e um kit terminal, cada um dos itens são indispensáveis para o eficiente resultado do sistema.

O princípio básico para este tipo de aquecedor, é fazer com que a água da piscina circule por placas coletoras expostas ao sol, essas que por diversas vezes encontram-se sobre o telhado ou laje, sempre na direção norte, garantindo uma melhor exposição solar.

Contudo, ainda existe a possibilidade de que essas placas sejam instaladas no chão, mas para isso necessita que se cumpra os padrões estabelecidos e que todo processo de instalação seja feito por uma empresa especializada, isso assegura o bom funcionamento.

O aquecedor funciona em dias frios ou em dias de chuva?

O desempenho do aquecedor está condicionado aos dias ensolarados, afinal, as placas captam a energia dos raios de luz, mas isso não impede que a radiação as alcance em dias nublados e frios, porém, isso acontece com menor intensidade.

Para solucionar problemas como esse e continuar mantendo a temperatura da piscina, algumas pessoas optam por um sistema auxiliar, como aquecedores a gás ou bombas de troca de calor, essa solução garante o aquecimento da piscina de forma absoluta.

Quais são as vantagens de instalação?

A principal vantagem nesse tipo de instalação é a econômica, uma vez que esse tipo de sistema utiliza a energia infinita do sol. Além disso, ele também contribui para a preservação ambiental, pois a energia solar é limpa, sustentável e ecológica. Há também as vantagens para o corpo humano, a água quente favorece as práticas de esportes e fisioterapia com práticas de exercícios que auxiliam a saúde e o bem-estar.

E claro, a durabilidade. Os coletores solares possuem vida útil estimada em 20 anos, desde que as placas estejam bem posicionadas e com a manutenção em dia para que se possa conquistar essa longevidade.

Aquecimento_solar_celular 2

Quais os cuidados devo ter com aquecedor solar para piscina?

Assim como dito anteriormente, para garantir a vida útil desse investimento, é necessário que seja feita uma manutenção preventiva. Para garantir que as placas coletoras estejam aptas a captar os raios solares, é necessário que estejam sempre limpas.

Mas como fazer esse tipo de limpeza? É simples e você mesmo pode fazer. Indica-se que a cada 6 meses limpe-as com água, detergente, sabão neutro e uma vassoura de pelo. Caso a casa esteja localizada em um local com maiores chances de poeira, é preferível que o processo seja feito em um intervalo de tempo menor.

Caso você opte por não fazer a manutenção preventiva, é importante saber que algumas situações indesejadas podem atrapalhar o funcionamento, bem como:

– Vazamento nas tubulações;

– Desperdício de água;

– Perda do equipamento;

– Gastos desnecessários.

Assim, é importante que além do investimento no aquecedor solar, você também leve em conta os detalhes da manutenção preventiva, já que esses garantam maior durabilidade em todo sistema.

Agora que você tem todas as dicas sobre o aquecimento solar e conhece as vantagens de sustentabilidade, o que acha de aplicar o sistema em sua residência? Invista no melhor para a sua piscina, acesse a loja da Globaltech Brasil


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: