Como escolher o modelo ideal de Trocador de Calor para a minha piscina?

Como escolher o modelo ideal de Trocador de Calor para a minha piscina?

01/08/2019 0 Por globaltechbrasil

O mercado oferece inúmeros tipos de sistemas de aquecimento de piscina. As diferenças entre eles se dão pelo valor do investimento, consumo e custo x benefício. O trocador de calor para piscina está entre as opções com melhor custo benefício do mercado. O sistema de aquecimento de piscina por trocador de calor é muito mais econômico, em termos de custos mensais, do que o sistema de aquecimento a gás ou elétrico, por exemplo.

Funcionamento

sistema de aquecimento por bomba ou trocador de calor é capaz de esquentar a piscina independente das condições climáticas do ambiente. Para isso, basta ter energia elétrica para alimentar o aparelho, conhecido por bomba de troca de calor – um aparelho econômico e eficiente.  O trocador de calor funciona como um ar condicionado invertido, capaz de captar o ar quente, descartar o ar frio e assim aquecer a piscina. O Trocador de Calor retira o calor do ar ambiente e o transfere esse calor para a água da piscina. O trocador “absorve” o ar do ambiente e o calor do ar é transferido para uma serpentina contendo gás semelhante ao usado em aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Através de um compressor, esse calor absorvido pelo gás aumenta, e é transferido para a água.

Esse sistema de aquecimento faz uso de energia elétrica para o funcionamento do compressos, mas a quantidade de energia necessária para o funcionamento é muito baixa, se comparada a um sistema de aquecimento elétrico, por exemplo.

A vantagem desse sistema está na instalação fácil e rápida, contudo, pode levar até três dias para que a água fique aquecida. Além disso, esse tipo de aquecedor pode ser usado como uma fonte única de aquecimento ou como auxiliar no sistema de energia solar. dessa forma, ele só trabalha quando o sistema principal (normalmente é o aquecimento solar para piscina) não consegue suprir a demanda do aquecimento. Sendo utilizada normalmente nos meses mais frios do ano. É sustentável e não gera resíduos ou poluentes ao ambiente.

Os trocadores de calor acompanham um painel, no qual pode-se observar a temperatura da água da piscina e alterar a temperatura desejada. Alguns modelos possuem sistema para programação de agenda de horários, fazendo com que o equipamento funcione em dias específicos, aumentando a sua economia de energia. A temperatura da água da piscina é analisada de hora em hora, através de sensores. Caso a temperatura tenha baixado, o Trocador de Calor Para começará a funcionar novamente para aquecer a água da piscina. Quando a temperatura voltar ao valor estipulado no Trocador de Calor, ela se desliga automaticamente para economizar energia.

Trocador de calor

 Instalação

Esse equipamento deve ser instalado de preferência em local aberto, para que ocorra a troca de calor com o ambiente. Em com pouca ventilação e fechados, o ar ambiente não é renovado, fica frio e dificulta a troca de calor para aquecimento da água. Se o trocador tiver que ser instalado em local fechado, este deve ser bem ventilado e amplo, para que o ar de dentro do ambiente se renove.

Não há perigos em deixar o equipamento em local aberto, pois o trocador de calor de calor foi projetado para resistir a ação do sol, ventos e chuvas. Caso o paisagismo do ambiente seja atrapalhado pelo equipamento, plantas e folhagens podem esconder o equipamento, sem que o ambiente perca sua beleza.

Caso a piscina seja muito grande e necessite de 2 ou mais trocadores para realizar o aquecimento, é recomendado uma distância de aproximadamente 50 cm entre eles. Esse espaçamento pode variar dependendo do fabricante, por isso é muito importante a leitura do manual de instalação e utilização de cada equipamento. É importante também a construção de uma base para estabilização do equipamento, no caso de instalação em terrenos irregulares ou em desnível.

O sistema de aquecimento por trocador de calor normalmente é um circuito fechado: a água sai da piscina pelo ralo de fundo, passa pela motobomba do trocador que envia essa água para o equipamento. A água é então aquecida e retorna para a piscina. Em alguns casos é possível utilizar a mesma motobomba da filtragem para levar a água da piscina até o aquecedor, porém seria preciso usar a aquecedor e o sistema de filtragem ao mesmo tempo, o que nem sempre é necessário, pois muitas vezes ligamos a filtragem apenas para manter a aparência e limpeza da piscina.

Dimensionamento

 O dimensionamento de um trocador de calor para piscina é baseado em algumas variáveis que podem alterar a potência do equipamento. Essas variáveis são imputadas em planilhas ou aplicativos que fazem o cálculo automático do trocador de calor ideal para sua piscina.

  • Comprimento, Largura e Profundidade da piscina: o volume da piscina deve ser levado em consideração
  • Tipo de utilização: Residencial ou Comercial (clubes, academias, hotéis)
  • Temperatura final desejada: Essa temperatura pode variar dependendo do tipo de utilização da piscina. Piscinas de clube e academias utilizam temperaturas de aproximadamente 28°C, piscinas residenciais em torno de 31°C, e piscinas para fins terapêuticos podem chegar até 34°C.
  • Período de utilização: Apenas aos finais de semana, como é o caso da maioria das piscinas residenciais, ou a semana toda, como as piscinas comerciais.
  • Tipo de construção: Aberta ou Fechada
  • Utilização de capa térmica: Quanto maior a área da piscina, maior a superfície de troca de calor com o ambiente, ou seja, mais a água da piscina pode perder calor para o ambiente externo. Por isso é tão importante a utilização de capa térmica, para que esse calor perdido seja minimizado.
  • Localização: local onde a piscina está instalada. Essa informação é muito importante pois, como nosso país é muito grande, temos diversos climas distintos em cada região do país.
  • Velocidade do vento: Fraco (regiões de interior e Centro Oeste do país), moderado ou forte (cidades litorâneas)

Caso tenha interesse, temos outros posts no blog em que explicamos as diferenças entre os sistemas de aquecimento mais comuns. Algum deles com certeza vai ser o ideal para você!

Como escolher o melhor aquecedor para piscina?

Conheça as vantagens e desvantagens de ter uma piscina aquecida

Quanto custa um trocador de calor?

Economize energia utilizando Trocador de Calor para aquecimento da piscina

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: