Bomba para piscina, você sabe como escolher?

Bomba para piscina, você sabe como escolher?

11/03/2021 0 Por globaltechbrasil

Você sabe como escolher bomba para piscina? Bem, ter piscina em casa é uma maravilha, isso nós sabemos, mas saber cuidar de todos os detalhes é imprescindível para que se possa aproveitar os dias quentes com amigos e família. 

Neste artigo nós vamos falar tudo sobre bomba para piscina e o que você deve considerar na hora de escolher a sua. Entretanto, você precisa saber que a bomba é um um equipamento essencial para manter a qualidade da água, auxiliando na limpeza e filtragem.

Portanto, não ter ou não escolher a bomba para piscina ideal pode redobrar o trabalho e o custo na manutenção. Então, preste atenção nas dicas! 

Como funciona a bomba para piscina?

Antes de tudo, vale ressaltar que a bomba é essencial para o bom funcionamento da piscina. Este equipamento tem a função de bombear água para o filtro, fazendo a circulação e eliminando as impurezas.

Além de prolongar a limpeza, a bomba, junto com o filtro evita o desperdício de água, já que faz o líquido durar por mais tempo. Mas então, como escolher esse item? 

Acompanhe aqui:

1. Considere o volume da piscina

Esse é o primeiro fator a ser observado. A bomba precisa fazer o volume total de água circular no intervalo de no máximo 10 horas. Desse modo, para saber a taxa de vazão – em litros por minuto da bomba, é necessário dividir o volume da sua piscina por essas 10 horas e dividir o resultado por 60 minutos. 

Para simplificar é assim: volume de água da piscina / 10 horas / 60 minutos = taxa de vazão – em litros por minuto. Esse cálculo influenciará diretamente na escolha da bomba, filtro e aquecimento, se for o caso.

2. Onde a bomba da piscina deve ser instalada?

Para que tudo dê certo, é necessário construir uma casa de máquinas. Esse espaço deve ser localizado em um ambiente livre da ações que comprometam a vida útil do maquinário. 

Outro ponto, é o local onde a piscina está instalada, caso tenha um jardim por perto, a bomba precisará ter uma capacidade maior, uma vez que precisará filtrar folhas e terras. 

3. Examine a capacidade do encanamento

Você sabia que o tamanho dos canos também interfere na escolha da bomba mais adequada? É impossível que um determinado nível de água passe acima da capacidade do encanamento, pois apenas um limite máximo de água consegue percorrer por ele.

Por isso, saber o diâmetro dos canos evita que você instale uma bomba com capacidade maior que a do encanamento. Inclusive, existem pelo menos dois encanamentos de sucção na maioria dos modelos de piscina, o ralo de fundo e o bocal de aspiração, o fluxo de saída é tão importante quanto o de entrada para escolha da bomba.

Agora, veja também os principais tipos de bomba para piscina:

Existem diferentes tipos de bomba, mas vamos falar das mais indicadas.

  • Centrífuga autoaspirante: se adapta aos mais variados tipos de piscinas, porém, é mais usada em piscinas particulares. Ela funciona assim, aspira a água, leva-a até o filtro, este faz a filtragem e expulsa-a da piscina;
  • Velocidade variável: ela funciona como a anterior, mas, ajusta a velocidade de funcionamento de forma automática de acordo com a necessidade, além disso, ela também consome menos energia;

E então, gostou? Agora que você já sabe como escolher a bomba para piscina, não esqueça de levar em consideração o volume da água, as medidas do filtro e claro, o diâmetro do encanamento. 

Se ainda assim tiver dúvidas, entre em contato com um de nossos especialistas pelo whatsapp.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: