Como dimensionar os refletores para minha piscina?

Como dimensionar os refletores para minha piscina?

20/06/2018 0 Por globaltechbrasil

Planejar a iluminação interna de uma piscina, preferencialmente na fase de construção, não é apenas um bom investimento para quem quer aproveitá-la em noites quentes; o recurso também causa efeitos surpreendentes que deixam o lazer ainda mais atraente.

No entanto, para projetá-la, não basta apenas analisar o formato da piscina. Outros fatores também são fundamentais para um bom trabalho luminotécnico. Afinal, a cor do revestimento interno, a profundidade e os recortes na piscina devem ser considerados.

As lâmpadas tipo Led são mais recentes no mercado e podemos dizer que são a evolução em termos de iluminação. Os refletores com Leds são mais caros, porém, geram uma extrema economia de energia ao longo dos anos. Para dimensionar a posição e a quantidade de refletores deve-se levar em conta o tamanho e formato da piscina, se esta é escura ou clara, e qual será sua finalidade.

Cada refletor possui uma potência e área de iluminação indicada pelo fabricante. Com base nessa área de iluminação é que devesse dimensionar a quantidade de refletores a serem utilizados.

Banner Iluminação para piscina 1

Vamos dar um exemplo prático:

casa

Uma piscina retangular de 10m x 6m = 60m² de área.

Vamos utilizar os refletores da Tholz em ABS com 4,5W de potência e 12m² de área de iluminação cada.

Se utilizarmos 5 refletores, teremos uma área de 60m² de iluminação. Porém, procure não dimensionar os refletores no limite. Nesse caso, o ideal será a utilização de ao menos 6 refletores, com a distribuição o mais uniforme possível (3 refletores em cada lado de 10m, por exemplo).

Se sua piscina tiver prainha, spa ou escada esses pontos devem ter ao menos um refletor, também dimensionado conforme a área do local. Recortes na piscina também devem ter uma atenção especial: procure colocar um refletor nesses locais, para que não haja nenhuma área de sombra ou com pouca iluminação em sua piscina.

Se sua piscina for de alvenaria (azulejada ou pastilhada) e escolher por utilizar leds monocromáticos, se atente à cor do revestimento que irá utilizar: para piscinas com revestimento claro, o led mais utilizado é na cor AZUL. Já piscina com revestimento escuro, o ideal é a utilização de leds na cor BRANCA.


Visite o site da Global-Tech Brasil, encontre estes e muitos outros equipamentos para piscina!!