Como definir a temperatura da piscina?

Como definir a temperatura da piscina?

08/08/2019 0 Por globaltechbrasil

A temperatura da piscina ideal é um tópico bastante discutido. Seus vizinhos, sua loja local de piscinas, aquele cara no trabalho que acha que sabe tudo sobre tudo, os incontáveis ​​artigos da piscina na internet – todos eles têm opiniões, e a maioria deles está em desacordo um com o outro. Então quem está certo?

Nós somos, claro! Com toda a seriedade, pesquisamos para tentar responder à questão da temperatura perfeita da piscina de uma vez por todas. Quão quente ou frio você mantém sua piscina, e como você faz isso, depende de vários fatores. É apenas uma questão de saber quais desses fatores se aplicam a você para que você possa fazer a melhor escolha.

Por que a temperatura da piscina é importante?

Você já pulou em uma piscina legal em um dia superquente? É refrescante ou um choque térmico para o seu corpo. Ou talvez você entrou em sua piscina e sentiu como se estivesse tomando um banho quente em um dia quente. Isso não é divertido também.

Em geral, a temperatura mais comum para uma piscina residencial usada para lazer é entre 26°C e 28 °C. Mas é importante saber que algumas temperaturas podem ser perigosas para certos grupos de pessoas em risco e podem tornar sua piscina vulnerável a contaminantes. E outras temperaturas da piscina são propícias para atividades mais atléticas. Tudo depende de quem usa sua piscina e para que fins.

Lazer, lições e muita diversão

Se a sua piscina é um ponto de encontro para toda a família e muitos amigos durante o verão, você precisa levar em consideração as idades dos nadadores. Todo mundo está apenas nadando por diversão? Ou algumas pessoas estão usando sua piscina para exercícios físicos ou outros esforços? Tudo faz diferença.

  • Crianças e aulas de natação

A Academia Americana de Pediatria recomenda aulas de natação para crianças a partir dos quatro anos de idade, e a Cruz Vermelha recomenda uma temperatura da piscina de pelo menos 29 ° C para realizar aulas de natação para crianças.

Isto é para manter seus corpos confortáveis ​​em um novo ambiente, para manter seus músculos aquecidos e soltos, e para prevenir quaisquer dificuldades respiratórias que possam surgir da água muito fria.

Embora você não esteja oferecendo aulas formais de natação em sua piscina, se estiver tentando ensinar uma criança a nadar, considere aumentar a temperatura da piscina, pelo menos enquanto essa atividade estiver ocorrendo.

Importante: Ensinar uma criança a nadar não impede o afogamento. Quando você tem filhos dentro ou perto da área da piscina, verifique se eles são supervisionados em todos os momentos. Considere tomar precauções para evitar a tragédia e, talvez, investir em alguns tipos de alarmes de piscina para maior segurança.

  • Saúde e Segurança de Idosos

À medida que envelhecemos, nossos corpos tornam-se menos tolerantes a mudanças drásticas de temperatura e mais vulneráveis ​​ao calor e ao frio. Isto é particularmente verdadeiro em piscinas onde a água muito fria ou muito quente não só pode ser desconfortável para os idosos, mas também prejudicial à sua saúde.

Quando os idosos em sua vida vão usar sua piscina para lazer, considere elevar a temperatura para algo entre 30°C e 31°C.

Exercícios de água podem ser particularmente úteis para aqueles com artrite. A flutuação na água significa menos estresse nas articulações e pouco risco de cair durante o exercício.

Se alguém com artrite – idoso ou não – estiver usando sua piscina, ela ficará mais confortável em temperaturas entre 29 °C e 31 °C. Se eles têm função limitada devido à artrite, eles se saem melhor em temperaturas ainda mais altas, em algum lugar entre 30 °C e 32 °C.

Banner Aquecimento de piscina 1

Benefícios de Saúde e Fitness

Você não tem que ser um idoso para usar a piscina para realizar exercícios físicos. A natação é um excelente exercício de corpo inteiro e tem vários benefícios:

  • saúde cardiovascular
  • alívio da dor lombar
  • pressão arterial mais baixa
  • melhoria do humor, especialmente durante o inverno
  • Vida longa
  • aumento da capacidade pulmonar

Para natação e hidroginástica, a temperatura da piscina recomendada é a faixa padrão de 26 °C a 28 °C). Assim, você pode obter muitos benefícios para a saúde sem ter que ajustar muito a temperatura.

Antes de começar ajustar e reajustar a temperatura da piscina

Se você normalmente mantém sua piscina em torno de 26 ° C, deve aumentar a temperatura em seu aquecedor de piscina (e sua conta de energia) para 29 °C para acomodar um hóspede idoso, uma criança ou alguém com artrite. Se tal hóspede só vai usar sua piscina ocasionalmente, aquecê-lo até a temperatura adequada não é realmente rentável.

Benefícios do controle de temperatura da piscina

Além de proteger os nadadores, manter a temperatura da piscina estável e dentro da faixa correta também protege a própria piscina.

  • Controle de Algas e Bactérias

Você está constantemente lutando contra contaminantes da água da piscina e, na maior parte, você os mantém sob controle com cloro ou outro desinfetante e com filtragem. Mas se a temperatura da piscina ficar muito alta, você está praticamente colocando o tapete de boas-vindas para algas e bactérias.

Quando a água da sua piscina esquenta em torno da marca de 29 ° C, bactérias e algas ficam agradáveis ​​e confortáveis, e começam a se reproduzir a taxas exponenciais. Manter sua piscina abaixo dessa marca não a livrará completamente de algas e bactérias, mas tornará mais difícil para elas crescerem e se tornarem um problema.

Se você aumentar o calor em sua piscina para acomodar os hóspedes, utilize o cloro com mais frequência para manter as algas, bactérias e outros contaminantes afastados. Se isso não for uma preocupação, tente esfriar a piscina para evitar a proliferação de algas.

  • Água Equilibrada

Com a água mais quente na sua piscina, tornando mais fácil a proliferação de algas e bactérias, o cloro terá que trabalhar muito mais para matá-los. Isso significa que o desinfetante se esgotará mais rapidamente e a química da sua piscina estará desequilibrada. Isso também significa que você terá que adicionar cloro com mais frequência. Manter a piscina em temperatura adequada faz com que você economize dinheiro.

Mantenha os nadadores confortáveis

Além de manter certas temperaturas para manter os nadadores seguros, você quer que todos que nadam em sua piscina estejam confortáveis. Muito frio ou muito quente ninguém vai gostar.

Ajuste o termostato do seu aquecedor de piscina a uma temperatura entre 26 ° C e 28 ° C para manter a maioria dos nadadores confortáveis. Talvez um pouco mais frio se você estiver em uma área com verões muito quentes, ou um pouco mais quente, se você vive em um clima mais ameno

Como medir a temperatura da piscina

Todos os aquecedores de piscina têm termostatos embutidos para permitir que você defina e mantenha a temperatura da piscina que você decidir. Mas assim como o termostato em sua casa pode não exibir com precisão a temperatura da sala mais distante, o termostato do aquecedor pode não ser totalmente preciso.

Para obter uma leitura precisa da temperatura da piscina, complemente o termostato com um termômetro de piscina. Você tem três tipos para escolher:  analógico, digital e infravermelho. Recomendamos digital para precisão e rentabilidade.

Os termômetros analógicos podem ser difíceis de ler com precisão, e os termômetros infravermelhos são um pouco caros para uso residencial.

Como controlar a temperatura da piscina

 Conhecer a temperatura perfeita da piscina é apenas metade da batalha. Agora você precisa saber como mantê-lo estável.

  • Escolha um Aquecedor de Piscina Eficiente

As três opções mais usadas são: solar, a gás e bomba de calor, aqui temos um artigo para te ajudar nessa escolha.

Controlar a temperatura da piscina pelo sol é um pouco difícil, ainda mais em determinadas regiões e épocas do ano.

Um aquecedor a gás pode ser uma opção boa e econômica se você tem gás natural disponível. Se não, você pode escolher uma bomba de calor.

Dê uma olhada completa em todas as suas opções antes de tomar uma decisão.

  • Adquirir um aquecedor de piscina com um termostato digital

Qualquer aquecedor terá um termostato, mas aqueles com termostatos digitais são mais precisos e fáceis de usar. E os termostatos controlados por microprocessadores são ainda mais confiáveis, embora mais caros. Mas você vai compensar isso na economia de energia.

Economize dinheiro e energia

Aquecer uma piscina é uma despesa extra, juntamente com produtos químicos de piscina e outras ferramentas e equipamentos de manutenção. Algumas dicas de aquecimento ajudarão a manter a conta de energia sem grandes aumentos.

  • Diminua a temperatura

Se você não precisa se preocupar em manter uma temperatura mais alta para crianças ou idosos, considere diminuir a temperatura da piscina em um grau ou dois. Isso é tudo o que é preciso para economizar dinheiro:

O consumo de energia para cada aumento de temperatura vai custar 10% a 30% a mais, dependendo da sua localização.

  • Desligue o aquecedor da piscina

Saindo de férias? Não há necessidade de manter sua piscina aquecida enquanto você estiver fora. Desligue o aquecedor para economizar dinheiro e energia.

Mas não será preciso mais dinheiro e energia para recuperar a temperatura da piscina quando você voltar? Gastará um pouco mais de energia e dinheiro, mas não tanto quanto seria necessário para manter o aquecedor da piscina funcionando enquanto você nem está usando a piscina.

  • Use uma cobertura de piscina solar durante o dia

Existe mais uma maneira de aproveitar o poder do sol. Se você vai ficar fora da piscina por um tempo, utilize uma capa térmica flutuante de piscina para aquecer a água e reter esse calor. Se você acha que a cobertura total da piscina é muito incômoda para usar com frequência, considere comprar enrolador de capa para facilitar.

  • Use uma capa de piscina à noite

Tanto o seu aquecedor de piscina como o sol aquecem a água durante o dia. Retenha esse calor cobrindo a piscina à noite com capa térmica, e quando você a remover pela manhã, seu aquecedor não terá que trabalhar tanto para chegar à temperatura definida da piscina.

  • Mantenha seu aquecedor de piscina

Depois de gastar todo esse dinheiro em um aquecedor de piscina eficiente, seria uma pena deixá-lo cair em desuso. Assim como todos os outros equipamentos da sua piscina, ele precisa de manutenção regular. Mantê-lo funcionando bem, vai fazê-lo durar por muito mais tempo, economizando dinheiro ao invés de ter que substituí-lo cedo demais.

Só você pode determinar a temperatura da piscina perfeita para você. Se você tem filhos e idosos usando a piscina, ou é apenas uma fonte de diversão e relaxamento, uma vez que você tenha decidido sobre sua temperatura ideal, é apenas uma questão de mantê-la.

Lembre-se de manter em mente as preocupações com a saúde e a segurança e, assim, todos poderão aproveitar a diversão ao sol em sua própria piscina.

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: