Como construir uma sauna: Passo a Passo

Como construir uma sauna: Passo a Passo

22/04/2019 5 Por globaltechbrasil

Está pensando em construir uma sauna e não sabe por onde começar? Neste artigo você verá um passo a passo de como realizar o seu sonho. E o mais incrível, de maneira simples. Leia!

Qual ambiente de sauna devo construir?

Essa pergunta, além de essencial, é também decisiva, a partir dela é que você poderá definir pontos importante dessa construção.

Mas então, sauna a gás ou sauna elétrica?

Se a sauna for seca ou a vapor, ambos os modelos podem ser equipados de maneira elétrica ou a gás, tudo depende da finalidade para qual será o uso. Se tratando de sauna a vapor, quando sua aplicabilidade é em uso comercial ou lugares maiores, a indicação é a sauna a gás, uma vez que ela garante mais economia. Se o uso da sauna for individual, ou seja, espaços menores, o ideal é a sauna elétrica.

Sauna a vapor

Esse tipo de sauna é aquecida por geradores de vapor. E tem como característica a adição de essências aromáticas ao reservatório de água.

Sauna à vapor

Sua temperatura geralmente alcança entre 50 e 60 graus. Além disso, as saunas úmidas geram calor por meio do vapor de água, deixando o ambiente úmido. Dessa forma, a umidade do ambiente chega a 100%.

Banner Sauna Seca 1

Construção passo a passo

Se a sauna a vapor for residencial, as medidas podem ser:

1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Ideal para 4 pessoas

2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Ideal para 6 pessoas

2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Ideal para 9 pessoas

Para saunas comerciais:

3,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 12 pessoas

3,00 m x 4,00m x 2,20 m – Espaço ideal para 18 pessoas

Ambiente da sauna a vapor

Construa esse ambiente seguindo as orientações:

  • Teto com inclinação

O teto deve ter altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos. A inclinação é essencial, afinal, quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto e com essa a inclinação as gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários.

  • Banco

É importante que seja feito pelo menos 3 bancos em alvenaria – em uma espécie de arquibancada com medidas do banco padrão – espelho de 50cm e acento de 40cm.

  • Suspiro e respiro de ar

Para o suspiro, é necessário fazer um orifício de 4” a 30cm no teto, de preferência, ao lado oposto ao respiro. Enquanto que para o respiro, é preciso fazer um orifício de 4” no piso, de modo a controlar o oxigênio e a temperatura dentro do ambiente.

  • Saída de vapor

Nesse ponto, é necessário prever um nicho na parede, de modo que ele adapte o cano de vapor e o cotovelo, este que irá direcionar o vapor para o piso. As medidas devem ser entre 35 e 45cm de altura e 12cm de largura, se atentando para os 10cm de profundidade.

  • Rede Elétrica

Faça uma passagem de conduíte para a iluminação e mais um ponto para fechamento de circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho – se instalado dentro do ambiente. Na iluminação do ambiente utilize luminárias blindadas com lâmpadas de 7w, e não se esqueça, instale o interruptor do lado de fora.

  • Ralo

É preciso fazer um ralo no interior da sauna – ele é ideal para escoar a á água quando houver necessidade de fazer a limpeza.

  • Porta de alumínio

Esse pode parecer apenas um detalhe, mas ainda assim é importante, a porta do ambiente precisa ser impermeável, ter visor transparente e sempre abrir para o lado de fora.

  • Isolamento térmico e revestimento nas paredes

Nesse tipo de sauna é essencial ter um isolamento térmico, uma vez que isso evita a perda de calor, proporcionando mais satisfação aos usuários da sauna, além de economizar gás ou energia elétrica. Ainda, há como recomendação a utilização de vermiculita – material mineral ideal para isolamento térmico e acústico. Depois disso, é necessário fazer a aplicação da laje, rebocando as paredes e teto com vermiculita e cimento.

  • Revestimento para teto, piso e paredes

O teto deve ser liso, de modo a não ocorrer a presença de gotículas de água em cima dos bancos. No teto, é sugerido passar argamassa e depois passar tinta acrílica ou látex. Com relação as paredes, elas podem ser revestidas com azulejo, mármore ou cerâmica.  Para o piso, os materiais devem ser antiderrapantes, como: cerâmica texturizada, ardósia ou pedra mineira.

Sauna seca

A sauna seca é feita por um ambiente completamente fechado e é revestida de madeira porosa, normalmente com forno especial e pedras selecionadas.

Sauna Seca

Esse modelo não libera vapor, ela é aquecida por meio de um forno, que pode ser a gás, a lenha ou elétrico. A temperatura pode variar entre 70 e 80 graus, enquanto a umidade fica entre 2 e 25%. Por segurança, esse equipamento deve ser protegido para evitar o contato com os usuários, devido a sua alta temperatura.

Construção passo a passo

Esse tipo de sauna pode ser construído em madeira ou em alvenaria. Para o isolamento térmico, usa-se isopor ou lã de vidro e por fim o revestimento em madeira.

  • Altura

Aqui segue-se o padrão, 2,50m. As paredes podem ser rebocadas normalmente.

  • Bancos

O banco pode ser feito em alvenaria ou madeira, nos estilo arquibancada.

  • Respiro e Suspiro

 Nesse modelo de sauna, a construção de suspiro e respiro é essencial para dissipar e oxigenar o calor.  Para o suspiro, é ideal fazer um orifício de 10x10cm a 30cm do teto. Se for possível, sempre do lado oposto ao respiro. Para o respiro, o orifício também é de 10x10cm, mas rente ao piso para a entrada de oxigênio.

  • Iluminação

A iluminação deve conter pelo menos dois pontos de fiação de 2,5mm, é indicado usar arandelas de madeira com lâmpadas fluorescentes de 7 watts. Neste caso, o interruptor também precisa estar do lado de fora do ambiente.

  • Piso

O piso pode ser cimentado ou em cerâmica, de preferência com material antiderrapante.

  • Ralo

Assim como a sauna a vapor, esse ambiente também precisa de um ralo interior para escoar a água do ambiente.

  • Porta de madeira

A porta desta sauna deve ser em madeira e revestida com lã de vidro, além de possuir vidro transparente e abrir para o lado de fora.

  • Isolamento térmico

Depois de rebocar as paredes, bancos e tetos, é necessário fazer o isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, para isso, basta demarcar o ambiente e banho com sarrafos de madeira específicos e parafusá-los nas paredes. Além disso, é preciso ter uma distância entre de 35cm.

  • Revestimento de madeira

Para o revestimento nas paredes, a madeira usada deve ser seca, como rosa, cedro, cedrinho, mogno, mas o mais indicado é ipê e cumaru, uma vez que resistem mais a água, as altas temperaturas, fungos e os ataques de insetos.

  • Instalação do equipamento

Nesse local não deve haver madeira, devido ao risco de incêndio. É preciso também usar placas refratárias nas paredes, em volta dos equipamentos e no piso, se a opção do aparelho for a gás, precisará de chaminé.

E aí, tudo pronto para começar a construir sua sauna? Não se esqueça, em todos os casos é indicado a contratação de uma empresa especializada na construção deste tipo de ambiente. E para todo material e dúvidas, conte com a Globaltech.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: