como construir uma sauna a vapor

como construir uma sauna a vapor

27/09/2018 0 Por globaltechbrasil

Saunas são espaços aquecidos por meio de um gerador para criar um ambiente quente e úmido, a combinação perfeita para pessoas relaxarem e aliviarem o estresse. É muito utilizada em academias e clubes, mas muitas pessoas têm optado pelas saunas residenciais por conta das suas inúmeras vantagens.

Construir uma sauna a vapor em casa não demanda muito esforço, desde que você saiba o que quer investir nela. Com o espaço certo e os equipamentos e materiais adequados, é possível criar um ótimo ambiente para a sauna. Acompanhe o passo a passo a seguir para ter uma ideia de como construir uma sauna a vapor e mãos à obra!

Passo a passo

É importante ressaltar que os estilos e tamanhos de saunas variam de acordo com a quantidade de pessoas que ela suportará e o tipo escolhido. Aqui, trataremos da sauna a vapor, que deve ser revestida com materiais impermeáveis como azulejos e pedras por conta da umidade. Saunas secas, por outro lado, podem ser construídas com madeira.

Vale destacar também que o manual do fabricante da sauna adquirida também possui informações técnicas extremamente valiosas para esse processo e deve ser levado em consideração. Tendo isso em mente, vamos às instruções de como construir uma sauna a vapor:

Banner Sauna Úmida 2

1) Escolha o local. Ele deve ter fácil acesso aos canos de água, fiação elétrica e sistema de aquecimento. Se for na área externa da casa, evite espaços perto de árvores muito grandes e água corrente. Quanto ao tamanho, as seguintes medidas são relativas à capacidade de pessoas dentro do ambiente:

1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 4 pessoas

2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 6 pessoas

2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 9 pessoas

Você também pode optar pela instalação da sauna no seu banheiro com um equipamento próprio. Aqui, porém, vamos tratar da construção de saunas em um local separado.

2) Faça a instalação das fiações elétricas e canos necessários. Nessa etapa, o auxílio de um profissional especializado é altamente recomendado.

3) Estabeleça a estrutura da sauna segundo o projeto dimensionado e adicione uma entrada de ar no teto (suspiro) e uma saída de ar (respiro) de 50mm na parede. Deixe espaços para os bancos e porta.

4) Isole a estrutura interna com fibra de vidro ou vermiculita, para evitar a perda de calor dentro do ambiente.

5) Construa a parede interior e exterior em alvenaria, lembrando-se de deixar o ponto de ventilação aberto.

6) Construa o teto da sauna lembrando também do ponto de ventilação.

7) Instale o sistema de aquecimento de acordo com as informações do fabricante dadas no manual.

8) Instale o piso de alvenaria.

9) Instale o aquecedor.

10) Coloque os bancos conforme a disposição deixada no começo da construção. Os bancos devem ser de alvenaria também, e dispostos como se fosse uma arquibancada.

11) Instale a porta. Ela deve ser feita de um material impermeável (de preferência alumínio), possuir um visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente de banho.

12) Ative o sistema de aquecimento para testar a sauna e observe se os pontos de ventilação estão funcionando.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: