Cabelo verde de piscina? Entenda por que isso acontece.

Cabelo verde de piscina? Entenda por que isso acontece.

05/12/2019 0 Por globaltechbrasil

Todas as pessoas de cabelos loiros já passaram por isso. Depois de uma bela tarde curtindo a piscina, acabam com o cabelo verde de piscina. Se seu cabelo ficar verde depois de tomar um banho na piscina, você certamente não estará sozinho. O cabelo verde pode ser um revés irritante durante uma temporada que deve ser divertida, por isso estamos aqui para explicar o mistério e resolver o problema!

Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o cabelo loiro fica verde depois de uma sessão de natação por causa do cloro na água da piscina. Você provavelmente acreditava que o cloro era o culpado a partir desse momento. A maioria das pessoas tem a falsa impressão de que o cloro é o culpado. A verdade é que o cloro não é o principal inimigo aqui.

O que transforma o cabelo loiro verde em uma piscina?

A resposta é: cobre!

Cobre e metais como ferro e manganês estão presentes em grande parte da nossa água, incluindo água da torneira e água de poço. Quando o cloro é introduzido na piscina como um agente de limpeza, ele oxida os metais duros encontrados na água. Assim, o cobre é oxidado pelo cloro e, com o cabelo sendo poroso, liga-se ao cabelo e fica com uma tonalidade esverdeada. O cobre também pode entrar na água da piscina a partir de certos algicidas à base de cobre.

Então, como o cobre na água da piscina deixa seu cabelo verde?

O cobre na água é oxidado pelo cloro, que depois se liga às proteínas dos fios de cabelo. O metal produzirá uma tonalidade verde nos cabelos.

É a imersão constante na água da piscina que danifica o cabelo, secando a haste protetora da cutícula envolvida em cada fio de cabelo. Essa bainha protetora é composta de várias escamas minúsculas e, quando secam, começam a se separar. Isso permite que os depósitos de cobre se alojem nas fendas do revestimento externo escamoso de cada fio. A coloração verde resultante é mais perceptível nos cabelos loiros, mas todas as cores de cabelo absorvem os depósitos de cobre – elas são apenas menos visíveis em cabelos mais escuros.

O cabelo loiro ficará verde em uma piscina de água salgada?

Resposta curta: sim.

Piscinas de água salgada são piscinas à base de cloro. No entanto, em vez de adicionar cloro manualmente com comprimidos ou pó, é adicionado sal à água, que passa por um gerador eletricamente carregado, transformando o sal em cloro.

Se você tiver cobre na água e o cloro criado pelo sal a oxida, ele pode deixar o cabelo verde como uma piscina comum de cloro.Banner Limpeza de Piscina 2

3 maneiras de evitar cabelo verde de piscina

Como proprietário de uma piscina, você pode começar verificando sua piscina quanto a metais, especialmente cobre. Você pode usar kit de teste em casa ou levar uma amostra da sua água para que seja verificada profissionalmente.

  1. Pare de usar algicidas à base de cobre

Alguns algicidas contêm cobre e são muito eficazes para matar algas, mas também podem causar manchas e, é claro, cabelos verdes.

Procure algicidas não cobre para usar em sua piscina como um preventivo anual de algas. Ou não use algicida e apenas mantenha seu nível de cloro sob controle.

  1. Remova os metais na água

Se houver metais na água, remova-os usando um produto químico que remove os metais da água ou um pré-filtro que possa ser anexado à mangueira do jardim.

  1. Condicionador de cabelo e outros tratamentos

Você também pode proteger o cabelo usando um condicionador leave-in antes de nadar. Além disso, lave e enxágue o cabelo assim que sair da piscina.

Você pode visitar seu salão de cabeleireiro comum e pedir um “seal coat” ou um “gloss coat” que sela muitas cutículas no cabelo. Isso impedirá que o cobre se prenda aos fios de cabelo e o torne verde.

Em casa, você pode usar um tratamento com “hot oil” que pode ser adquirido em uma loja de beleza local.

Não entre na piscina com o cabelo seco. Se você começar com o cabelo molhado, o cloro e o cobre não ficarão presos ao cabelo com tanta força.

Essas técnicas simples protegerão seu cabelo do metal na água, mas afetarão a química da água da piscina com os produtos que você está diluindo na água, portanto a última e provavelmente a solução mais simples é usar uma touca de natação!

Como corrigir o cabelo verde de piscina?

Descrevemos dois remédios diferentes que você pode usar para se livrar dos cabelos verdes que você tem ao nadar em uma piscina.

  1. Shampoo profissional

Se você já tem o cabelo verde da piscina, pode usar um xampu que quele o metal.

Quelato: Composto químico na forma de um anel heterocíclico, contendo um íon metálico ligado por ligações coordenadas a pelo menos dois íons não metálicos. Em outras palavras, remove a tonalidade verde do seu cabelo.

  1. Remédios caseiros

Usando uma quantidade generosa de suco de tomate ou ketchup no cabelo e no couro cabeludo por 5 a 10 minutos, faz maravilhas. Em seguida, você pode lavá-lo com shampoo e usar condicionador regular. Tanto o ketchup quanto o suco de tomate são ácidos, além do pigmento vermelho natural (licopeno) ajudar a neutralizar a tonalidade verde.

Outra dica é utilizar Bicarbonato de sódio. Use ¼ – ½ uma xícara de bicarbonato de sódio e misture água com ele para fazer uma pasta. Massageie a pasta nos cabelos verdes e enxágue com água limpa, depois lave e condicione normalmente. A quantidade de vezes que isso precisa ser feito dependerá da intensidade da cor verde.

Esperamos que este artigo ajude se você já sofreu com cabelo verde de piscina e esclareça os mitos sobre o motivo pelo qual isso acontece.

Leia também:

Por que fazer xixi na piscina pode ser perigoso?

Por que preciso trocar a areia do filtro de piscina?

5 dicas de segurança para cães na piscina