Bomba de calor para piscina: vale a pena ter uma?

Bomba de calor para piscina: vale a pena ter uma?

27/05/2021 0 Por globaltechbrasil

Você pensa em ter uma piscina aquecida e quer saber se a bomba de calor vale a pena? Nesse artigo vamos te contar tudo o que é importante saber antes de colocar essa ideia em prática. 

Primeiro, ter uma piscina aquecida em casa é o sonho de muitas pessoas, afinal, poder aproveitar essa área de lazer independente da temperatura é sem dúvidas um privilégio, que por sinal, faz muito bem para a saúde. 

Então, quais são os principais métodos de aquecimento de piscina?

Para falar sobre a bomba de calor para piscina, é importante que você conheça todos os métodos usados atualmente. Todos são eficazes, mas existem vantagens e desvantagens em cada um deles. Veja:

Aquecedor solar

Esse tipo de aquecedor, como o próprio nome diz, é feito por meio da energia solar com o auxílio de placas coletoras. Ele exige um equipamento complementar – a motobomba. Esse equipamento é quem faz com que a água circule e chegue aquecida para a piscina. 

Trocador de calor

A gás

Esse tipo de aquecedor é um dos mais comuns e bastante usado em piscinas de clubes e hotéis, já que é indicado para locais que envolvam grande rotatividade de pessoas devido a sua eficiência no aquecimento. Contudo, isso também inclui um alto consumo de gás, ou seja, tem um custo elevado.

Elétrico

O aquecedor elétrico funciona de forma parecida com um chuveiro elétrico e a temperatura pode ser controlada por um termostato. O dispositivo aquece a água de forma rápida, porém, tem como desvantagem o gasto excessivo de energia.  

A lenha

Aquecedor a lenha funciona como uma lareira, por isso, é sempre bom ter uma reserva de lenha para abastecer o reservatório. Em si, o custo é baixo, mas dá mais trabalho e demanda mais espaço.

Bomba de calor

E finalmente a bomba de calor, um dos aquecedores com mais vantagens, pois funciona trocando o calor frio pelo quente, que é produzido no seu interior. Assim como o aquecedor solar, esse tipo também faz uso da motobomba. 

Aqui o aquecimento é gradativo, a piscina é aquecida ao longo de um período, demandando pouca energia e tem como um dos pontos positivos o baixo custo.

Mas então, vale a pena ter uma bomba de calor para o aquecimento da piscina?

A resposta é sim! Primeiro pelas vantagens, depois pela simplicidade com que a bomba de calor trabalha. É assim:

O funcionamento da bomba de calor consiste em retirar o calor do ar e assim transferi-lo ao fluido refrigerante com o auxílio de um moto-ventilador e um evaporador. O calor retirado do ar é transferido pelo compressor para o condensador aquecendo água da piscina. 

Depois, o ar quente presente ao redor da bomba é capturado pelo mecanismo e levado para o contato com a água. É uma troca de ar frio pelo quente disponível no ambiente. Atualmente o mercado oferece modelos automatizados por meio de painéis instalados diretamente no aparelho ou por um celular com acesso à internet.

A instalação da bomba de calor é simples. Além disso, esse aparelho é projetado para resistir às alterações do tempo, sendo um sistema de ponta, aliando tecnologia e eficiência.

Quais os benefícios de ter uma bomba de calor na piscina?

Os benefícios da bomba de calor são inúmeros. Mas quer ter mais certeza do porquê você deve ter uma piscina aquecida imediatamente? Então, além da diversão e da usabilidade da piscina em qualquer momento, também existem benefícios à saúde. 

A água aquecida traz consigo diversas vantagens, olha só:

  • reduz o estresse;
  • melhora a qualidade do sono;
  • relaxa a musculatura;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • alivia dores de cabeça.

São muitas vantagens, não é mesmo? 

Agora que você já conhece uma das melhores maneiras de aquecer a piscina, está pronto para fazer essa melhoria na sua? Se você ainda tiver dúvidas, fale com quem mais entende do assunto. Chame a nossa equipe no whatsapp.

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos:

 

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading