Banho de sauna: Qual é a melhor temperatura?

Banho de sauna: Qual é a melhor temperatura?

11/11/2019 2 Por globaltechbrasil

Você sabe qual é a melhor temperatura para um banho de sauna a vapor e sauna seca? Nesse artigo vamos te contar tudo, por isso, leia o artigo até o final.

Para cada pessoa, a temperatura preferida para um banho de sauna pode ser um pouco diferente, mas estatisticamente falando, existem faixas de temperatura cientificamente definidas, consideradas as mais seguras e que produzem mais benefícios em um banho de sauna.

Antes de ir para o quadro de comando selecionar a temperatura para configurar o clima que você quer ter dentro da sauna, aqui estão algumas dicas úteis sobre como obter a melhor experiência com os maiores benefícios à saúde e para não desperdiçar seu tempo lá dentro.

Quanto tempo você deve ficar em um banho de sauna a vapor ou seca?

O tempo ideal para permanecer em um banho de vapor, sauna a vapor ou sauna seca por 20 minutos. Isso não muda de acordo com a temperatura ou a sala de termoterapia. Quase todos os estudos que analisam essas salas para banho de sauna e seus benefícios sugerem permanecer por 15 a 20 minutos. Dito isto, usuários experientes podem ficar o tempo que quiserem ou os que praticam sauna pela primeira vez podem ficar por 10 minutos ou menos. Tudo depende de como você se sente e do que deseja alcançar. Lembre-se de que existem limites para permanecer em um banho de vapor ou sauna seca e obter mais benefícios.

Qual é a melhor temperatura para um banho de sauna a vapor?

A melhor temperatura para um banho de sauna a vapor é entre 40 °C e 45 °C. Nessas temperaturas, o metabolismo do corpo aumenta na medida em que a temperatura central começa a ser regulada. Isso causa mais consumo de energia, aumento da circulação e aumento da frequência cardíaca. Quando você toma um banho de sauna a vapor sob essa temperatura, os benefícios à saúde são maximizados. Independentemente dos objetivos da sua sauna – ou seja, queimar calorias, liberar toxinas, limpar a pele ou hidratar – essa é a temperatura para manter.

Use um banho de vapor dessa maneira para aumentar o metabolismo e a saúde, ou use-o sozinho para relaxar após um dia longo e estressante. Se você tomar banho de sauna a vapor várias vezes ao longo do dia, faça uma pausa considerável e hidrate-se. Isso ajudará a regular a temperatura do corpo e a mantê-lo saudável durante esse processo. Uma terapia alternada de quente e frio como essa pode estimular a circulação.

Qual é a melhor temperatura para uma sauna seca?

As saunas secas são usadas por atletas para se recuperar de dores musculares, pessoas que sofrem de dor crônica que buscam uma maneira de acalmar a inflamação e a dor e por várias pessoas que procuram ficar saudáveis. A melhor temperatura para uma sauna de infravermelho é entre 55°C e 60°C. Para usuários entusiasmados, vale lembrar que são os raios infravermelhos que fornecem os benefícios, não a transpiração. Por esse motivo, você não precisa esperar a sauna seca chegar a essa temperatura para então entrar. Em uma sauna a vapor, você vai querer esperar para entrar enquanto a temperatura da sala aumenta. Em uma sauna seca, no momento em que você liga o gerador de calor esses raios infravermelhos já começam a atuar no ambiente.

1

Por que uma temperatura mais baixa equivale a mais desintoxicação?

O suor esfria o corpo e remove os resíduos, através de dois tipos de glândulas sudoríparas. As glândulas apócrinas sob as axilas e no couro cabeludo secretam o suor com altos níveis de gorduras e compostos orgânicos. E também existem as glândulas écrinas, das quais temos mais de 2 milhões delas localizadas em todo o corpo. Em temperaturas mais altas, essas glândulas produzem mais suor, porém a perda de toxinas é menor.

Uma sauna seca à 55 °C produz um suor mais “denso” em gordura e com menos perda de eletrólitos. Alguns estudos que estudam as saunas secas sugerem que baixas temperaturas podem produzir suor, incluindo até 20% de toxinas, em comparação com ambientes de calor de alta temperatura, que deixam apenas 3% de toxinas no suor. Por esse motivo, se o objetivo é a desintoxicação da pele, não há necessidade de utilizar uma sauna seca com uma temperatura mais alta do que isso.

Qual é a melhor temperatura para um iniciante?

Para um iniciante em uma sauna seca ou sauna a vapor é começar de baixo. Quer você esteja com boa saúde ou não, em uma sauna seca, comece com uma temperatura aproximada de 45 °C. Veja como você se sente após uma sessão. Os benefícios de uma sauna de seca dependem de como o corpo se adapta a ambientes de alto calor. Defina a temperatura no quadro de comando adequadamente, verifique se você está bem hidratado e aumente gradualmente a temperatura ao longo do tempo. Depois de algumas semanas, você poderá elevar a temperatura até onde se sentir bem.

Por que tomar banho depois de uma sessão sauna?

Sudorese pode ser muito benéfica. Se você está utilizando a sauna para desintoxicação ou pelos benefícios para a pele, certamente desejará tomar um banho depois da sauna a vapor ou da sauna seca. Quando você desintoxica, todas as toxinas são liberadas pelas glândulas do nosso corpo. E então elas precisam ser eliminadas. Consequentemente, são eliminadas também qualquer tipo de células mortas da pele, substâncias que entopem os de poros ou qualquer outra coisa fica em cima da pele. Ao lavá-lo no chuveiro, você restaura a pele ao normal.

Quantas vezes usar uma sauna nessas temperaturas?

Supondo que você esteja entre as faixas de temperatura corretas e esteja usando a sauna seca por 15 a 20 minutos por sessão, 4-7 vezes por semana é o intervalo ideal para se procurar. Estudos mostram que, após 7 vezes por semana, os benefícios começam a diminuir. Comparativamente, menos de 4 vezes por semana, ainda existem alguns benefícios, porém aumentam de intensidade entre 4-7 vezes por semana os benefícios são mais certos. Independentemente da frequência de uso, qualquer momento em uma sauna nas condições corretas é um bom investimento. Mesmo uma vez por semana é melhor que nada.

E então, o que achou das dicas? Você também pode saber mais acessando o nosso benefícios em um banho de sauna.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading