As melhores plantas para piscina, paisagismo para sua piscina.

As melhores plantas para piscina, paisagismo para sua piscina.

03/10/2019 0 Por globaltechbrasil

Ter uma área de lazer em casa é uma delícia, ainda mais em um país como o Brasil, cujo clima favorece atividades externas praticamente o ano inteiro. Mas muitos esquecem que incrementar um projeto paisagístico para essa área valoriza o espaço e deixa sua residência muito mais bonita e agradável.

Um toque de vegetação pode realmente enfeitar sua piscina, se você escolher a folhagem certa. Mas algumas plantas podem prejudicar a suas festinhas na piscina. Hoje falaremos sobre plantas que combinam com esse ambiente — e não considerando apenas a beleza, mas também tendo em conta a praticidade na hora de manter tudo limpo e sem riscos. Confira abaixo!

 

Gramíneas ornamentais

Essas plantas de baixa manutenção oferecem muita profundidade e movimento ao redor de uma piscina e requerem pouca ou nenhuma água. Algumas variedades, como a Zebra Grass (Miscanthus sinensis), podem ser encontradas em cores variadas e oferecem um bom contraste com a água azul da piscina. As gramíneas ornamentais se saem bem quando plantadas juntas para formar uma barreira e criar privacidade ao redor da piscina.

1 - plantas - greminias

Arbustos

Esteja você desfrutando de um mergulho ou apenas tentando esconder aquele velho maiô usado, a privacidade é uma das vantagens de possuir sua própria piscina. Alguns arbustos farão uma grande diferença ao longo de qualquer beira da piscina e obstruirão a vista de vizinhos intrometidos. As hortênsias são uma boa opção para as áreas próximas às bordas do quintal, pois essas plantas tendem a crescer bastante. Outras opção de plantas para piscina é o Tropical Hibiscus, que pode oferecer privacidade e um toque de luxúria à sua área da piscina com grandes flores que amam o sol.

Suculentas

Muitos proprietários optam por usar suculentas dentro e fora de suas casas, pois essas plantas são de baixa manutenção. Conhecidas por sua capacidade de reter água, as suculentas têm uma variedade de formas e cores, que oferecem um toque interessante ao design da paisagem. Escolha suculentas maiores, como Crassula ou Yucca, que oferecem uma rica cor verde ao espaço e também servem como barreira. As suculentas menores, como Aeonium e Sedum, oferecem uma beleza mais complexa e podem ser usadas para preencher áreas nuas ao redor da piscina. Eles também se misturam com outras plantas.

3 - plantas - suculentas

Árvores

As palmeiras são as mais conhecidas árvores colocadas à beira da piscina, pois ajudam a criar essa atmosfera tropical. Essas grandes belezas não apenas fornecem sombra ampla para a área da piscina, mas também têm pouca queda de folhas, o que significa que você gastará menos tempo limpando os detritos para fora da piscina. Você também pode pensar em plantar árvores frutíferas anãs, que permanecem pequenas, mas que ainda oferecem frutos abundantes e muita cor à medida que amadurecem.

4 - plantas - arvores

Plantas que suportam água salgada

Se você utiliza água salgada em sua piscina ou um gerador de cloro, que utiliza-se do sal para manutenção da água, é importante observar que as piscinas de água salgada podem ser ótimas para algumas plantas, mas respingos frequentes dessa água podem facilmente matar outras. Escolha plantas comuns de áreas oceânicas, como Agave (Century Plant) ou Holly (Ilex aquifolium), que podem facilmente tolerar respingos de água salgada. Se você deseja adicionar cor à sua área da piscina, considere adicionar um toque de Lírio de São José (Hemerocallis) ou Laços Espanhóis (Gaillardia) que pode trazer belos tons ao design geral da piscina. Existem outras árvores que podem tolerar a pulverização de sal, mas algumas podem soltar folhas ou flores na piscina.

5 - plantas - agua salgada

Plantas repelentes de insetos

Piscinas são um ímã natural para mosquitos. Você pode combater essas pequenas pragas plantando variedades de plantas que são repelentes de mosquitos. Manjericão, citronela e gerânio são ótimos para usar em vasos além de ser uma bela opção de plantas pra piscina, a fim de tornar o seu tempo ao ar livre mais agradável e bonito. Como você usa vasos de plantas, pode movê-los facilmente pela piscina, conforme necessário.

6 - plantas - repelentes

Escolher as plantas certas para o projeto paisagístico na área da piscina é a chave para criar uma atmosfera agradável. Lembre-se de que algumas das folhas mais bonitas perdem seu brilho quando plantadas perto da piscina. Uma rosa, por exemplo, tem espinhos e atrai abelhas.

 

Plantas não indicadas para a área da piscina

Qualquer árvore frutífera, se plantada próxima à piscina, pode trazer dor de cabeça. Esse tipo causa bastante sujeira pela queda de folhas e frutos, fora o fato de atrair pássaros, que defecam e podem deixar cair restos de comida na piscina. Elas até podem compor seu jardim, mas, de preferência, mais longe da piscina.

Também vale evitar espécies com espinhos, como a rosa ou a coroa de cristo. Pense que as pessoas, quando usam a piscina, costumam estar distraídas. Com isso, podem esbarrar em plantas espinhosas e se machucar — principalmente as crianças, que costumam ser mais desatentas.

Pensando na conservação estrutural da piscina, é recomendável evitar plantas com raízes fortes e profundas (como a palmeira-areca e a cheflera), que penetram de forma agressiva no solo e podem até rachar as paredes da piscina — mesmo das que são feitas de concreto.

Se você faz questão de usar alguma das plantas menos recomendadas no seu paisagismo para piscina, você até pode, desde que esteja atento à limpeza da piscina e manutenção para evitar os possíveis problemas que essa planta causaria. Por isso, é válido contratar os serviços de um jardineiro e de um piscineiro.

Veja também:

Como cuidar da Piscina no inverno

7 erros comuns na manutenção da piscina

Tratamento de piscina com ozônio, funciona?