Aquecimento de piscina: tipos, funcionamento e vantagens

Aquecimento de piscina: tipos, funcionamento e vantagens

13/04/2022 0 Por globaltechbrasil

Aquecimento de piscina: quais os tipos, funcionamento e as vantagens? Já pensou em aproveitar a piscina durante o ano todo sem nenhuma restrição, independente da estação do clima? Isso é possível com o aquecimento de piscina.

Portanto, para que você não perca mais os bons momentos na sua piscina, leia esse artigo e saiba o tipo de aquecedor que vai suprir a sua necessidade.

Quais são os tipos de aquecimento para piscina?

Antes de escolher o tipo de aquecedor de piscina para seu ambiente de lazer, é essencial conhecer o que cada sistema tem de diferencial para ter certeza de qual se adequa melhor a sua realidade. Afinal, o objetivo é investir em um sistema de aquecedor de piscina econômico, sustentável e com potência de calor significativa.

Entre as principais opções do mercado, os modelos que se destacam são os sistemas de aquecimento solar, a gás, a lenha, trocador de calor, elétrico e por meio de capas térmicas. Confira os benefícios de cada um deles a seguir:

Vantagens do sistema de aquecimento solar

Certamente esse é o sistema de aquecimento mais eficiente em questão de sustentabilidade e economia para manter a piscina aquecida, o sistema de aquecimento solar se utiliza de placas e mangueiras que captam a radiação solar e mantém a água da piscina aquecida.

Desvantagem

O ponto negativo que este tipo de aquecedor apresente é a sua dependência da luz solar para obter qualquer tipo de resultado. Para que a temperatura da água não mude, nem mesmo em dias extremamente frios e nublados, algumas pessoas optam por utilizar um sistema auxiliar, como os aquecedores a gás, aquecedores de passagem ou bombas de troca de calor.

Benefícios do Sistema de Aquecimento a Gás

O sistema de aquecimento a gás permite rápida elevação da temperatura da água, qualquer que seja ela, sempre que for necessário. Esse tipo de aquecedor pode utilizar como fonte de energia tanto o Gás Natural (GN) quanto o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Desvantagem

O consumo do combustível para o aquecimento a gás é alto e o sistema não está na lista dos sistemas mais indicados em termos ecológicos. A queima do combustível gera gases poluentes que prejudicam o meio ambiente.

Vantagens do Aquecedor de Piscina a Lenha

É um dos métodos mais completos quando se trata de aquecimento de piscina e, inclusive, de saunas – nesse caso, sua utilização é bem mais simples. Outro fator positivo é que a piscina continuará quente e com alta elevação de calor enquanto estiver sendo abastecida com lenha para queima. O cenário perfeito para aproveitar sua piscina até mesmo nos dias mais gelados!

Desvantagem

O sistema de aquecimento a lenha é um dos menos utilizados em relação aos outros já citados por ser mais trabalhosa a sua manutenção. Além disso, o tempo de aquecimento que ele permite é menor com comparação com os demais tipos de aquecimento de piscinas.

Outra desvantagem desse sistema é que demanda uma área grande para armazenamento do combustível, ou seja, da lenha. Além disso, também é um alto gerador de poluentes e resíduos para o meio ambiente, sendo ecologicamente inadequado por necessitar de grandes quantidades de madeira para queima.

Vantagens do Trocador de Calor

Um dos sistemas mais eficientes, o trocador de calor pode fornecer calor para a água da piscina sob qualquer condição climática por utilizar energia elétrica.

Os equipamentos desse tipo funcionam como um condicionador de ar invertido, capaz de captar o ar quente, descartar o frio e assim aquecer a piscina. Sua instalação também uma das mais fáceis e rápidas e pode ser usado como uma fonte única ou complementar quando se utilizar também o sistema de energia solar.

Desvantagem

Esse tipo de aquecedor pode levar um tempo prolongado para tornar a temperatura da água mais alta, cerca de três dias. Além disso, ele tem o custo mais elevado de gastos de energia elétrica, o que pode representar um aumento considerável na sua conta de luz.

Vantagens do Aquecedor de Piscina Elétrico

O aquecedor elétrico apresenta bom aquecimento da água da piscina e, embora tenha um preço de aquisição razoável, o consumo de energia elétrica mensal costuma ser mais alto. Isso porque o aquecedor elétrico aquece a água da piscina através de resistências e a temperatura da água é regulada por um termostato.

Vantagens das Capas térmicas

Ainda que não sejam exatamente um sistema de aquecimento, as capas térmicas são acessórios usados para reter o calor da água já aquecida.

O acessório tem como finalidade cobrir toda a superfície da piscina, de modo que fique boiando sobre ela. Dessa maneira, evita-se que a água da piscina perca calor e diminua a temperatura devido ao contato direto com o meio ambiente. Um jeito simples de mantê-la aquecida por mais tempo, não é mesmo?

Acerte na compra do aquecimento de piscina pensando na sua demanda

Outro fator importante na hora de escolher um modelo especifico de aquecedor de piscina é levar em consideração o tamanho da piscina, já que o volume de água da piscina influencia no tempo de aquecimento.

Para piscinas pequenas, com volume de até 15 mil litros, praticamente qualquer sistema pode ser utilizado sem nenhum problema. Entre os mais indicados estão os sistemas a gás e elétrico, que funcionam de forma bem eficiente em piscinas menores.

Se o caso for de instalação em piscinas médias ou grandes, aquecimento a lenha ou trocador de calor são os mais recomendados.

O sistema de aquecimento solar tem a desvantagem de funcionar apenas com a incidência do sol e operar melhor em climas quentes. Portanto, se você mora em regiões mais frias, esse sistema como fonte única de aquecer a piscina não é tão recomendado. Nesse caso, o ideal seria utilizá-lo em conjunto com o modelo trocador de calor.

Então, agora que você sabe mais sobre os principais modelos de aquecimento para piscinas e como eles se aplicam, ficou mais fácil tomar a decisão de qual é o melhor, não é mesmo? Caso ainda não sinta segurança para sua compra, continue sua pesquisa sobre o assunto lendo o nosso post “como escolher o melhor aquecedor para piscina“.

Aproveite a visita e explore todo o blog Globaltech Brasil. Descubra tudo sobre o mundo das piscinas e conheça nossas dicas!

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading