Água turva na piscina: saiba como resolver esse problema

Água turva na piscina: saiba como resolver esse problema

29/04/2021 0 Por globaltechbrasil

Água turva na piscina: saiba como resolver esse problema. Essa questão espanta os banhistas, mas não é para menos. Afinal, quando se pensa em piscina, espera-se uma água cristalina e não com aspecto de sujeira.

A água turva, além de comprometer o visual, também oferece riscos para a saúde. Desse modo, é importante entender o que está causando desequilíbrio e corrigir o problema.

Por se tratar de um problema recorrente, preparamos esse artigo que vai te ajudar bastante. Continue lendo!

Por que a água da piscina fica turva?

Há diversos motivos para a água da piscina ficar turva, contudo, os mais comuns podem estar ligados a problemas com a filtração, presença de algas, detritos naturais, como folhas, poeira e até mesmo provenientes dos banhistas.

Tudo isso pode causar o desequilíbrio dos parâmetros pH, que avalia o potencial hidrogeniônico da água e indica o seu nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade. Esse pH da água pode variar de 1 a 14, porém, o ideal para um banho de piscina é entre 7,0 e 7,4, ou seja, quando a água está neutra.

Um outro motivo para manter o pH dentro do parâmetro é a desinfecção da piscina, uma vez que o cloro só consegue agir dentro destas condições. Se a água estiver ácida ou alcalina, a atuação do cloro pode ser interrompida, permitindo o acúmulo de resíduos e, consequentemente, a água turva.

Quais são as principais causas do problema de água turva na piscina? Como resolver?

Antes de tudo, é preciso descobrir a origem da água turva na piscina. Alguns fatores podem ser:

  • Filtro danificado: à medida que o filtro é utilizado, há um desgaste, o que causa a má circulação da água. Quando isso acontece, o filtro não consegue remover as impurezas da água, gerando então a água turva. Por isso, é essencial fazer a manutenção de forma periódica;
  • Água tratada de forma incorreta: o excesso ou a falta de produtos no tratamento da piscina pode resultar na água turva. Dessa forma, tratar a água corretamente é essencial para que esse problema não ocorra;
  • Fatores externos: como mencionado anteriormente, os detritos naturais, como folhas, poeira, insetos que caem na água, podem se acumular no filtro e impedir o processo de higienização.

Esses são alguns fatores negativos que contribuem com o problema, agora vamos falar da solução.

Água turva na piscina: saiba como resolver esse problema

Antes de tudo, verifique o sistema de circulação. Toda a água da piscina circula por um sistema que envolve maquinários, filtros e tubulações. Nesse sentido, quando existe algum tipo de problema com essa estrutura é possível que ocorra água turva.

Logo, uma das soluções para isso é fazer uma checagem em todo sistema e ver se não há falhas, portanto, é importante realizar manutenções de forma recorrente e manter o bom funcionamento. Além disso, também é preciso preservar a limpeza para que não haja acúmulo e retorno de sujeira na piscina.

Caso esse não seja o problema, você pode lavar ou substituir o filtro. Por isso, cheque periodicamente como está o funcionamento desse item e confirme se ele não precisa passar por uma troca ou até mesmo higienização.

Outro ponto que pode funcionar é equilibrar o pH da água. O cloro é um produto indispensável para evitar que a água fique turva, no entanto, a sua ação fica comprometida quando existe desequilíbrio do pH, como mencionado anteriormente.

Caso a situação não seja resolvida, é possível que o problema seja resolvido com uma limpeza profunda. Ou, por último, realizar uma supercoloração, que nada mais é do que aplicar doses extras do produto para que ele tenha a sua ação amplificada e elimine rapidamente a água turva.

Como prevenir o problema?

Se você não quer passar por todos esses processos, previna! Como mencionado aqui, uma das principais formas de prevenir que isso ocorra é manter o pH balanceado e os sistema de filtragem funcionando do modo correto. 

Desse modo, faça checagens de forma periódica e cuide de todos os detalhes, isso vai garantir que ela se mantenha saudável.
E então, agora que você sabe de todas essas dicas e principalmente, como resolver o problema da água turva, está preparado para curtir? Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, fale com um de nossos especialistas pelo whatsapp.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: