Água esverdeada na piscina. Como tratar esse problema?

Água esverdeada na piscina. Como tratar esse problema?

20/10/2022 0 Por globaltechbrasil

Está com água esverdeada na piscina e quer saber como tratar esse problema? Então, nós te ajudamos. Nesse artigo nós vamos falar sobre essa dor de cabeça para todos os que tem piscina em casa ou que precisam limpar uma piscina para banho.

E para começar, precisamos entender porque a água da piscina muda de cor.

Por que a água da piscina fica esverdeada?

Há diversos motivos para a água da piscina ficar verde. Contudo, os mais comuns podem estar ligados a presença de algas, o que ocorre, sobretudo, em função da falta de tratamento ou manutenção equivocada.

Tudo isso pode causar o desequilíbrio dos parâmetros pH, que avalia o potencial hidrogeniônico da água e indica o seu nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade. Esse pH da água pode variar de 1 a 14, porém, o ideal para um banho de piscina é entre 7,0 e 7,4, ou seja, quando a água está neutra.

Um outro motivo para manter o pH dentro do parâmetro é a desinfecção da piscina, uma vez que o cloro só consegue agir dentro destas condições. Se a água estiver ácida ou alcalina, a atuação do cloro pode ser interrompida, permitindo o acúmulo de resíduos e, consequentemente, a água esverdeada.

A boa notícia aqui é que você não precisa esvaziar a piscina para solucionar o problema, um tratamento simples ou um tratamento de choque ajuda. Sendo assim, vamos entender melhor como acabar com a água esverdeada?

Acabe com a água esverdeada limpando o fundo da piscina

Antes de começar a filtrar e tratar a água quimicamente, é preciso eliminar todos os detritos que estiverem na água. Portanto, com uma peneira, depois use o aspirador.

Depois, é hora de escovar a superfície da piscina, essa etapa irá soltar as algas alojadas na parede e ao fundo da piscina. Assim como a anterior, essa etapa requer paciência, além de ser um ponto importante até a conclusão do tratamento.

Faça a limpeza química

Finalmente é o momento de tratar a água da piscina de forma química. Aqui é preciso utilizar um clarificante, não esquecendo da diluição indicada no rótulo. Depois, acione a bomba com o filtro na posição recircular por cerca de uma hora.

Este passo ajuda as moléculas de policloreto de alumínio do produto a encontrarem as partículas de sujeira e iniciarem o processo de clarificação da água por meio do processo de floculação. Após uma hora, aplica-se o algicida e em 15 minutos já é possível desligar a motobomba. Lembre-se: A água da piscina precisa ficar parada por pelo menos 12 horas.

E então, é hora de se refrescar em uma piscina limpa. E para o momento ficar ainda melhor, confere o site da Globaltech Brasil.

%d blogueiros gostam disto: