Aço Inox é tudo igual? Não! Entenda as diferenças

Aço Inox é tudo igual? Não! Entenda as diferenças

03/07/2018 0 Por globaltechbrasil

O aço inox é hoje um sinônimo de material durável e resistente, nos dando sempre a impressão de que é algo que não se deteriora mesmo sob condições adversas. E por conta disso, é um dos materiais mais utilizados para fabricação de cascatas, escadas e acessórios para piscina.

Mas na verdade esse tipo de aço não é eterno, ele apenas apresenta uma alta resistência a corrosão quando submetido a um determinado meio ou agente, e essa resistência varia conforme o tipo de aço inox.

É muito comum as pessoas acharem que todo aço inox é igual e que qualquer produto descrito como “produzido em aço inoxidável” terá as mesmas características, como a alta durabilidade, resistência ao calor, impacto e corrosão. Porém esse é um grande engano, tendo em vista que o aço inox é um material que não existe naturalmente na natureza, ele é fabricado pelo homem através de uma liga com vários metais, e pode ser produzido utilizando várias ligas diferentes, das quais resultam materiais com características distintas.

Características comuns a todos os tipos de Aço Inox

Em termos mais técnicos, todo aço inox possui o elemento cromo em sua composição química. O cromo ao entrar em contato com o oxigênio do ar, forma uma fina camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o contra os ataques corrosivos do meio ambiente. Esta camada protetora cobre toda a superfície do aço inox e, em geral, quanto mais cobre houver na composição do aço, maior será sua resistência à corrosão.

Apesar de invisível e finíssima, esta película é altamente aderente ao aço inox, defendendo o material contra a ação de agentes agressivos, como água do mar, variações de temperatura ou o próprio oxigênio, que é o principal causador das oxidações dos metais (ferrugem).

Outros elementos adicionados ao inox – níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio – também elevam a resistência desse aço à corrosão, além de garantirem ao produto múltiplas aplicações.

Aço inox    Aço inox

Principais tipos de Aço Inox Utilizados em Acessórios para Piscina

Banner Iluminação para piscina 1

AISI 304: O aço mais popular. Não possuem níquel em sua composição, o que reduz significativamente o custo de produção. Aceita atmosfera branca e água fresca (piscina residencial), atmosfera industrial, química branca (produtos químicos), atmosfera marinha (piscina residencial em Litoral), água salina (piscinas que utilizam dosador de cloro).

AISI 316: Possui molibdênio em sua composição, tornando essa liga superior aos AISI 304

AISI 430: O mais utilizado devido a sua infinidade de aplicações. Composta basicamente por ferro, cromo e níquel, têm como características a alta resistência à corrosão e a facilidade em operações de soldagem, permitindo uma vasta gama de aplicações.
aceita atmosfera branca e água fresca (piscina residencial), atmosfera industrial, química branca (produtos químicos)

IMPORTANTE: Em caso de piscina que faça uso de gerador de cloro a base de sal, ou locais litorâneos que tenha influência de maresia, o uso da cascata com Inox 304 ou 316 é imprescindível, por ser mais resistente.