6 dicas de como usar a sauna com exercício físico

6 dicas de como usar a sauna com exercício físico

03/10/2018 0 Por globaltechbrasil

Já reparou que grande parte das academias e clubes possuem uma sauna? E não é a toa! Muitos profissionais da área recomendam utilizar a sauna com exercício físico para ajudar na recuperação do corpo.

Sabe-se que a sauna, quando combinada a um estilo de vida saudável e com acompanhamento médico, pode levar a muitos benefícios para a saúde. O calor produzido pelas altas temperaturas da sauna induz a sudorese, que possui efeitos terapêuticos como circulação do sangue, relaxamento muscular e limpeza profunda da pele.

Para intensificar ainda mais esses benefícios, você pode utilizar a sauna com exercício físico. Aqui, vamos citar algumas dicas de como você pode fazer isso. Confira!

  1. Tome muita água

Quando você for tomar um banho de sauna, mas principalmente quando associada à atividade física, hidrate-se muito bem antes e depois da sessão. Uma pessoa perde muito líquido ao transpirar durante o exercício e uma sessão de sauna, então é importante tomar bastante água para evitar a desidratação.

  1. Antes da sauna

Pratique exercícios físicos antes de tomar banho de sauna. Como a sauna ajuda na circulação sanguínea do corpo, ajudará a aliviar a dor nas articulações e músculos após o treino.

  1. Depois da sauna

Também pode ser benéfico fazer exercícios depois de uma sessão de sauna. Isso ajudará a aquecer os músculos, evitando lesões e dilatando os vasos sanguíneos – o que ajuda o coração a funcionar sem muito esforço.

  1. Alongue-se durante a sauna

Durante a sessão de sauna, quando os músculos estiverem relaxados, alongue-se para ajudar a circular o sangue e a recuperar os músculos doloridos. Você também pode aproveitar para massagear os músculos para produzir o mesmo efeito.

  1. Intercale a sauna com exercício físico

Por mais benéfico que seja usar a sauna aliada aos treinos, é importante também fazer sessões de sauna nos dias em que você não pratica exercício. Uma sessão de 20 minutos equivale a uma caminhada acelerada de 1 a 2 horas, pois aumenta o ritmo cardíaco. É bom para o corpo também descansar um pouco dos treinos intensos.

Banner Sauna Úmida 2

  1. Use a sauna para evitar resfriados

Uma gripe comum pode derrubar qualquer pessoa e atrapalhar o seu rendimento físico. Por isso, use a sauna como grande aliada para combater resfriados e gripes! A temperatura do corpo aumenta ao usar a sauna, simulando a febre. A febre faz parte do processo natural de cura, pois significa que seu corpo está lutando contra uma doença.

A sauna a vapor pode auxiliar o seu corpo no começo do resfriado a combater a doença e melhorar a congestão nasal. Lembre-se, no entanto, de sempre consultar o seu médico para saber se você está em condições físicas de utilizar a sauna com exercício físico.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: