3 curiosidades sobre aquecedor solar para piscina

3 curiosidades sobre aquecedor solar para piscina

03/06/2021 0 Por globaltechbrasil

Ter uma piscina aquecida é o desejo de muitas pessoas, por isso, trouxemos 3 curiosidades sobre aquecedor solar para a piscina, você não pode perder. Ter o conforto térmico para aproveitar um banho de piscina mesmo nos dias mais frios ou durante o período noturno é uma realidade acessível. 

A possibilidade de utilizar a luz solar para aquecer a água da piscina, proporciona, além do conforto, maior economia em relação a outros sistemas.

Quer entender mais sobre esse tipo de aquecedor? Acompanhe nosso artigo e descubra como ter água quente o ano inteiro gastando pouco!

Como funciona o aquecedor solar para piscina?

Como dito anteriormente, a energia solar para o aquecimento da água da piscina é altamente sustentável, uma vez que faz uso de uma fonte de energia renovável, além disso, também é destaque no ponto de vista econômico. 

O sistema desse aquecedor é feito por painéis coletores específicos para piscinas, que absorvem a luminosidade. No interior do aquecedor, existem tubulações, pelas quais a água é aquecida. Com a incidência do sol, as placas se aquecem e transferem o calor para a água.

Para que esse sistema funcione, é necessário utilizar também uma bomba de circulação, que leva a água da piscina para os coletores, e um controlador de temperatura.

Além disso, a própria piscina funciona como reservatório térmico. Porém, para garantir a eficiência em dias nublados, é possível fazer a instalação em conjunto com outros sistemas de aquecimento, como um trocador de calor ou aquecimento a gás.

Mas agora vamos às 3 curiosidades sobre aquecedor solar para piscina?

aquecedor solar


A energia solar é viável para o aquecimento de piscinas?

Com certeza. A energia solar é econômica e sustentável de aquecer a piscina, além de ser uma fonte de energia limpa e renovável.

Indo além dos pontos citados, ter um sistema de energia renovável contribui para a valorização do imóvel e estímulos por parte da administração pública, como, a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para edificações que apostam na tecnologia.

Quais são as vantagens do aquecedor solar para piscina?

Além das vantagens citadas anteriormente, vale mencionar os benefícios tanto na natureza quanto no bolso, principalmente quando comparado com sistemas de aquecimento a gás ou elétricos. 

Na parte de consumo, somente a bomba faz uso da eletricidade. Para o meio ambiente, o crescimento do uso de fontes alternativas de geração reflete na redução da necessidade de acionamento de usinas térmicas, baseadas na queima de hidrocarbonetos, com elevado potencial poluente.

O aquecimento solar funciona no inverno?

Essa é uma das maiores dúvidas para quem pensa em ter um aquecedor solar na piscina. Então, é importante falar que aquecimento solar não está restrito aos dias de sol e calor, basta a luminosidade para manter a temperatura da água.

Mas, para ampliar ainda a funcionalidade, em alguns casos, é recomendado o uso de capa térmica. E onde o fluxo de pessoas é maior, sugere-se sistema auxiliar, como aquecimento a gás, elétrico ou trocador de calor. O que de certo modo é válido, uma vez que a energia solar é extremamente econômica. 

E então, pronto para ter o aquecedor solar na sua piscina? Conte com a Globaltech Brasil, empresa especialista.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: